domingo, 28 de julho de 2013

ABC vence primeira na série B: 3 a 0 no Paysandu


A noite realmente foi para espantar todos os fantasmas que atormentavam o ABC. A equipe que não vencia uma partida oficial desde o dia 25 de maio, voltou a mostrar um bom futebol e bateu o Paysandu na noite deste sábado por 3 a 0, no estádio Frasqueirão. Os gols foram marcados por Guto, Pingo e Bileu e o resultado bastante convincente marcou a primeira vitória do alvinegro dentro da série B do Brasileiro. Os três pontos não foram suficientes para tirar o time da última colocação, mas psicologicamente valeu por manter o clube perto dos adversários que brigam para escapar da zona de degola. Agora os potiguares seguem para São paulo para fazer dois jogos contra São Caetano e Guaratinguetá, onde espera confirmar a reação dentro da competição nacional, comando mais alguns pontos.

Tendo visto os adversários mais próximos, abrirem distância a sua frente, o ABC foi a campo determinado a lutar com todas as forças atrás de sua primeira vitória. Em situação um pouco melhor na tabela, o Paysandu tentou impor respeito, inciando a primeira etapa com uma postura mais ofensiva. Porém como dono da casa, o ABC equilibrou rápido as ações e com determinação e atuando de forma compacta não demorou a assumir o controle da situação.
 
Com os paraenses com dificuldades para acompanhar as trocas de passes rápidas e as jogadas sempre com muita velocidade, especialmente pelos lados de campo. O ABC criou duas grandes oportunidades de marcar com Wanderlei, na primeira o camisa nove não alcançou um chute cruzado de Guto e na segunda, após receber bom passe de Tony, o jogador chutou e viu a bola desviar no zagueiro e ir pela linha de fundo.

Mas o gol estava amadurecendo e saiu aos 23 minutos após uma tremenda blitz alvinegra na área do Papão. No primeiro lance, Renato recebeu belo lançamento de Erick Flores, ficou e diante do goleiro, chutou, o arqueiro espalmou, a bola sobrou para Digo Barcelos que chutou em cima do defensor, o novo rebote caiu nos pés de Guto, que de fora da área, acertou um balaço, cruzado e viu a bola tocar na trave antes de balançar a rede adversária.
Inferiorizado no marcador e também integrando a zona de rebaixamento, o Paysandu tentou buscar o empate, fez pressão, mas frente a boa postura da zaga não obteve êxito. Nos chutes dados, quando a bola não era abafada pela forte marcação dos defensores natalense, o goleiro Rafael Robalo conseguia realizar a defesa. Esse foi o retratado da etapa inicial.

O segundo tempo iniciou em ritmo mais acelerado ainda, em três minutos de jogo tanto Rafael Robalo, pelo lado alvinegro, quanto Marcelo do Papão, foram obrigados a realizarem defesas salvadoras. Robalo ao rebater uma cabeçada a queima roupa de Marcelo Nicácio, que havia entrado no intervalo. Já o arqueiro adversário, conseguiu desviar com as pontas dos dedos, uma chute fortíssimo de Guto na cobrança de uma falta. O Paysandu voltou a assustar e quase empate, num contra-ataque depois que Tony reclamou de pênalti inexistente. A resposta do Papão foi aguda e o empate só não saiu porque Careca não alcançou um chute cruzado de Iarley.

Mais presente no ataque, o Paysandu dava brechas importantes para serem exploradas, Mas o ABC hora precioso e hora displicente, não conseguia transformar em gols os bons ataques, apesar de em alguns lances ter chegado praticamente na cara do gol. Tony, que caiu de produção na etapa complementar algumas vezes também matou alguns ataques, pretendendo muito a bola. O segundo gol saiu em mais um lance que, apesar da facilidade de trocar passes no ataque, o ABC por pouco não se atrapalha e perde. Renato foi aos funco, aos 33 minutos, passou para Erick Flores, que chutou em cima da zaga, mas Pingo pegou o rebote na risca da pequena área e chutou de bico, para praticamente selar a primeira vitória abecedista dentro da série B.

Mas a noite ainda reservado mais surpresa para os bom público que compareceu ao Frasqueirão. Se aproveitando do esgotamento físico dos paraenses, Bileu roubou uma bola no meio-campo, avançou em velocidade, entrou na área, se arrumou a bateu cruzado para marcar 3 a 0, aos 38 minutos, e afastar de vez qualquer possibilidade de reverso. A essa altura, inconformado com a arbitragem e reclamando muito, Waldemar Lemos já havia sido expulso e teve de contemplar do vestiário o primeiro êxito dos seus comandados que ele espera ser apenas o início de uma grande reação da equipe. Bileu quase amplia ainda acertando um bola no travessão. Descontrolado com o rumo do jogo, Fábio Sanches fez falta violenta em Alvinho e foi expulso, complicando mais ainda a situação paraense.

Ficha Técnica

ABC: Rafael Robalo, Renato, Boaventura, Lino e Guto; Bileu, Edson, Diogo Barcelos (Pingo) e Tony (Leandro Santos); Erick Flores e Wanderlei. Técnico: Waldemar Lemos.

Paysandu: Marcelo, Yago Pikachu, Fábio Sanches, Raul e Alex Gaibú; Ricardo Capanema (Vanderson), Zé Antônio, Jean (Marcelo Nicácio) e Eduardo Ramos; Careca e Iarley. Técnico: Givanildo Oliveira.

Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho/CE
Gols: Guto/ABC (23'/1ºT), Pingo/ABC (33'/2ºT)
Renda: R$ 13.832,00
Público: 2.437 pagantes
Estádio: Frasqueirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário